A dor é o principal motivo de consultas médicas e as dores crônicas afetam cerca de 7-15% da população adulta, trazendo graves limitações físicas, sofrimento e perdas econômicas.
O INC é o único hospital que, desde sua instalação, vem utilizando a Dor como quinto sinal vital, demonstrando ser essa uma preocupação constante por toda a equipe responsável pelo tratamento dos pacientes.
O Grupo de Tratamento da Dor iniciou sua atuação desde a criação do INC em 2003 e tem como objetivo oferecer tratamento de enfermidades dolorosas crônicas, usando técnicas modernas, prezando pela multi e a interdisciplinidade.
Desde o seu início, o grupo tem desenvolvido grande experiência em técnicas como a radiofrequência pulsada, as técnicas de estimulação medular e cortical e sistemas de infusão intratecal. Existem reuniões semanais de discussão de casos e reuniões quinzenais sobre temas científicos relacionados à dor.
O estágio no Grupo da Dor é compulsório durante o segundo ano dos programas de residência em Neurocirurgia e Neurologia do INC, e também durante o terceiro ano de residência em Anestesiologia do Hospital Evangélico.
---------------------------------------------------------------
Áreas de interesse: Mecanismos fisiopatológicos da dor, lombalgias, síndromes pós-laminectomias, dores de pacientes submetidos a cirurgias bariátricas e fibromialgia.