Hospital INC - Instituto de Neurologia de Curitiba

Cardiologia Intervencionista

 EQUIPE EXCLUSIVA E ALTAMENTE ESPECIALIZADA: 

 TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS: 

- Laboratório de hemodinâmica
O INC conta com um dos laboratório de hemodinâmica mais modernos do país, com  a tecnologia Phillips Allura, capaz de gerar imagens de alta qualidade e precisão.

 

- Tomografia de coerência ótica (OCT)
Esta tecnologia permite a avaliação intravascular, com resolução muito elevada, o que permite a visualização detalhada das doenças dos vasos e o resultado dos tratamentos, como o implante dos stents. Hoje, apenas seletos centros no Brasil dispõem desta tecnologia.

Imagens do interior de uma artéria coronária, após o implante de um stent.

 

- Ultrassom intravascular
Método de imagem intravascular que utilizada ondas de ultrassom para o detalhamento do interior das artérias, usado para o diagnóstico e tratamento de doenças das artérias coronárias. O método de histologia virtual permite ainda correlacionar as imagens com os tipos de tecidos envolvidos na doença, como a presença de cálcio e gordura.

 

Acima, imagens do interior de uma artéria coronárias e, abaixo, a representação em cores dos tipos de tecidos.

 

- Fisiologia coronária – FFR, iFR, RFR
Esta tecnologia permite avaliar o comportamento do fluxo de sangue através de placas nas artérias, o que ajuda o cardiologista a tomar uma decisão assertiva sobre que lesões devem ser tratadas.

À esquerda, lesões coronárias vistas no cateterismo e, à direita, as ondas de pressão representando o fluxo sanguíneo.

 

- Suporte circulatório: balão intra-aórtico e Impella ®
Existem situações em que ocorre uma falha crítica da função de bomba do coração, o que é chamado por choque cardiogênico. Essa situação leva a uma baixa oferta de sangue aos órgãos do corpo, que em curto tempo entram em falência. Esta complicação pode acontecer em fases avançadas da insuficiência cardíaca, logo após um infarto do miocárdio ou durante intervenções cardíacas complexas. O suporte circulatório mecânico funciona como um auxílio à função do coração, até que este se recupere, garantindo o fornecimento de sangue e nutrientes para os órgãos vitais.

Dispositivo Impella ® – funciona como uma bomba, transferindo o sangue das camaras cardíacas para a artéria aorta.

 

 - Ecocardiograma 3D intraoperatório
O INC conta com equipamentos de última geração e profissionais altamente capacitados na área de ecocardiografia, o que auxilia no resultado ótimo das intervenções cardíacas estruturais.

Válvula mitral vista pelo ecocardiograma 3D

 

- Laboratório de impressão 3D
A impressão 3D têm sido um auxiliar no planejamento de intervenções estruturais complexas no coração. O INC é um dos poucos centros no país que possui um laboratório de impressão 3D. 

­­

À direita, imagem de uma prótese valvar cardíaca em planejamento de correção por cateter e, a esquerda, a impressão 3D da estrutura para melhor planejamento.

 

 TRATAMENTOS: 

Angioplastia coronária na doença coronária crônica

Além da obstrução súbita, em alguns casos as lesões nas artérias coronárias progridem de forma mais lenta, gerando sintomas como cansaço e dor no peito. O tratamento via cateter inclui o planejamento minucioso para a restauração do circulação normal de sangue para o músculo cardíaco.

 

Angioplastia coronária no infarto agudo do miocárdio

O infarto miocárdico é causado pela obstrução súbita de uma artéria coronária. A desobstrução deve ser emergencial neste caso, realizada através de um cateter que permite o implante de uma prótese chama de “stent” na artéria acometida, restaurando seu fluxo.

 

Representação de um stent em uma artéria coronária.

 

- Intervenções estruturais 

Implante transcateter de válvula aórtica (TAVI)

O implante  transcateter de válvula aórtica visa substituir a válvula aórtica doente, uma doença que geralmente acomete indivíduos de mais idade. Antigamente, essa doença somente poderia ser tratada através de uma cirurgia cardíaca convencional, porém hoje esse tratamento é possível através de uma pequena incisão na virilha e tem se tornado o tratamento de escolha para a maioria dos pacientes com mais de 70 anos. Esta técnica este relacionada a altas taxas de sucesso e baixas taxas de complicações. O time do Hospital INC é referência neste procedimento, utilizando técnicas, materiais e equipamentos de última geração

Representação de um implante transcateter de válvula aórtica.

 

Plastia mitral transcateter
A válvula mitral é fundamental para o funcionamento do coração. O mau funcionamento desta estrutura pode ocorrer por doenças próprias das válvulas (como o prolapso ou doença reumática) ou por doenças que acometem o coração como um todo e geram a insuficiência cardíaca. Em casos selecionados, é possível restaurar seu funcionamento através de cateteres, como a clipagem da válvula (Mitraclip ®) ou uso de balões (“valvoplastia por balão”).

Representação da clipagem da válvula mitral.

 

Tratamentos transcateter das vávulas tricúspide e pulmonar
Também existem técnicas transcateter para o tratamento das vávulas tricúspide e pulmonar, que incluem o implante bicaval de bioprótese (TricValve ®), a clipagem da válvula tricúspide e a substituição transcateter da válvula pulmonar.

 

Representação do implante bicaval de próteses transcateter (Tricvalve ®) para o tratamento da insuficiência tricúspide.

 

Tratamento percutâneo de válvulas cirúrgicas disfuncionais (“Valve-in-valve”)
O tratamento das doenças valvares, algumas vezes, é realizado com a substituição cirúrgica da valva original por uma prótese biológica. Anos após a cirurgia, as próteses implantadas podem apresentar disfunção, não cumprindo mais o seu papel. Nesse momento uma nova intervenção se faz necessária e o tratamento percutâneo, com o implante de uma prótese implantada por cateterismo – valve-in-valve, é uma opção de tratamento segura e eficaz em uma condição clínica de alta complexidade.

Representação do implante de válvula transcateter em uma prótese mitral degenerada – Valve-in-valve mitral.

 

Tratamento da miocardiopatia hipertrófica transcateter (redução septal)
A cardiomiopatia hipertrófica é uma condição em que o músculo cardíaco é mais espesso do que o normal. Em alguns casos esse crescimento desproporcional do músculo pode causar obstrução à passagem do sangue. Os sintomas costumam ser cansaço, falta de ar e desmaios.

O tratamento por cateter, através da alcoolização ou ablação septal, que reduz a quantidade excessiva do músculo cardíaco em regiões específicas, é uma opção terapêutica minimamente invasiva, capaz de reduzir a obstrução ao fluxo sanguíneo no coração, resultando em alívio dos sintomas.

Representação da ablação septal: através de uma pequena artéria que irriga a região de músculo em excesso (ramo septal), realiza-se a injeção de substâncias para a redução da massa muscular.

  

Fechamento do forame oval patente (FOP) e da comunicação interatrial (CIA)
O septo interatrial é uma membrana que separa o lado direito (circulação pulmonar) do lado esquerdo do coração (circulação sistêmica). Durante a vida intrauterina, essa comunicação é importante, porém, na maioria dos indivíduos, ela deixa de existir após o nascimento. Em algumas situações, essas comunicações residuais podem gerar consequências, como a sobrecarga de câmaras do coração, pressão elevada nas artérias dos pulmões (hipertensão pulmonar) e até mesmo um risco elevado de AVC.

O tratamento, quando indicado, pode ser realizado por cateteres na maioria das vezes, através do uso de próteses que formam um “sanduiche” e fecham o defeito. Esse tipo de tratamento costuma ter elevada taxa de sucesso e baixos índices de complicações, além de uma rápida recuperação.

Representação do fechamento dos defeitos do septo interatrial (FOP e CIA) com prótese duplo-disco.

 

Oclusão percutânea do apêndice atrial esquerdo
A fibrilação atrial é a arritmia cardíaca mais comum em adultos e está relacionada a um aumento do risco de AVC, devido a formação de pequenos coágulos no coração, particularmente em uma estrutura chamada “apêndice atrial”. Para reduzir esse risco geralmente é indicado o uso de medicações anticoagulantes. Porém, estes fármacos também aumentam o risco de sangramentos, o que limita seu uso em alguns pacientes.

Uma opção terapêutica segura e eficaz para reduzir o AVC nestes casos é o fechamento do apêndice atrial esquerdo. Através de uma incisão na região da virilha, um cateter é posicionado até o apêndice uma prótese é cuidadosamente posicionada, fechando a estrutura. Uma vez que o apêndice não participa mais da circulação, o risco do AVC é reduzido significativamente.

 

Representação do fechamento do apêndice atrial esquerdo com prótese.

 

- Tratamento do tromboembolismo pulmonar (TEP) transcateter
O tromboembolismo pulmonar é a condição clínica na qual um coágulo, que se forma na circulação das veias, se desloca para o coração e entope a circulação pulmonar, podendo gerar repercussões cardíacas e circulatórias graves. Em casos selecionados, a terapia local através do cateterismo cardíaco é uma importante ferramenta no arsenal terapêutico para esse tipo de situação. 

 

 LOCAIS DE ATENDIMENTO: 



INC Ecoville
R. Jeremias Maciel Perretto, 300 - Ecoville
Curitiba - PR 81210-310 | +55 41 3028.8551


Edifício Eurobusiness
R. Dr. Brasílio Vicente de Castro, 111 - 1º andar - Ecoville
Curitba - PR 81200-526 | +55 41 3028.8581

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK